quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Construindo com a caixa Parte I



Oi pessoal tudo bem com vocês ? 
Por aqui tudo em ordem, bastante correria com a obra, trabalho e compromissos de fim de ano.
Já falei um pouco pra vocês sobre o terreno e sobre o projeto, agora gostaria de falar sobre a parte mais burocrática de tudo isso, o famoso financiamento da obra com a caixa.
Pretendo com este post contar à vocês nossa experiência para ajudá-los a compreender melhor este processo.
Vou dividir o assunto em mais de um post, pois quero passar o máximo de informações que conseguir e se eu fizer isto em somente um post, vai ficar enorme.
Muitos são os boatos que ouvimos quando mencionamos financiamento com a caixa... ouvi algumas pessoas falarem que era muita burocracia, uma demora sem fim, que o engenheiro da caixa fala que vai na obra e não aparece na data certa, etc, etc. etc. De qualquer forma para nós não havia outra opção, era construir com a caixa ou passar 50 anos para finalizar a casa !!!
O primeiro passo é procurar um agente da caixa, são pessoas que trabalham diretamente para a caixa e são especializadas neste tipo de financiamento. Geralmente atendem em escritório próprio e com horário agendado. Muitos vão procurar informações direto nas agências e acabam saindo frustrados por não receberem as informações / respostas procuradas, por isso que o correto é falar com o agente da caixa, pois ele poderá esclarecer todas as suas dúvidas quanto a este tipo de financiamento.
No nosso caso fomos ao escritório de uma agente que já havia feito o processo para alguns amigos conhecidos (isto é muito importante, indicação sobre a pessoa).
Agendamos um horário no escritório dela e ela tirou todas as nossas dúvidas, explicou certinho como era o processo, o que precisaríamos fazer e fez algumas simulações sobre o financiamento.
Esta parte da "entrevista" é muito importante, você poderá esclarecer todas as suas dúvidas, saber se no seu caso será possível financiar a obra, quanto +/-  você poderá financiar e também já dá pra ter uma noção do valor da parcela que irá pagar, pois ela faz algumas simulações.
Nesta entrevista ela também informa toda a documentação necessária para fazer o financiamento.
Vejam abaixo a lista. Não  vale se assustar!
 
Obs.: pessoal esta é a lista  que recebi este ano, a própria agente da caixa informou que vira e mexe a caixa muda esta lista, portanto pode ser que seja solicitado algo diferente do que está aqui.
Após a visita ao agente da caixa decidimos que iríamos financiar o terreno e a construção. Sim, existe esta opção, se você não terminou de pagar o terreno você pode incluí-lo no financiamento, ai você financia terreno + construção ( a caixa quita o terreno).
Meu marido é PJ (tem uma empresa aberta), portanto no nosso caso a documentação foi um pouco diferente da que está listada na planilha acima.
A lista acima refere-se a documentação para quem irá financiar somente a construção, caso vocês queiram financiar também o terreno tem mais um listinha... rs
 
Calma pessoal não desanimem, eu sei que a lista assusta, que tem um monte de documento que vocês nem imaginam o que é, não tem nem ideia de onde e como irão consegui-los, mas no fim dá tudo certo, ACREDITEM!
A agente da caixa que fez nosso processo foi muito bakana, ela nos ajudou bastante, tem documento que ela mesmo correu atrás e os outros ela nos instruiu certinho como fazer para conseguir.
Vai na fé pessoal que dá certo!
Enquanto vocês processam todas estas informações e analisam esta pequena listinha de documentos eu vou preparar ou outros 15 posts sobre o financiamento ... rsrsrsrrs (brindeirinha).
 


Abraços

7 comentários:

  1. Oi Fernanda! Obrigada pela visita lá no blog, já te adicionei à minha lista. Temos mais alguma coisa em comum então, também financiei minha obra pela caixa, porque caso contrário iria demorar demais para concretizar esse sonho. Amei seu projeto, muito lindo seu sobrado, do estilo que eu gosto. De que parte do Brasil vc é? Beijos e boa sorte pra você!!
    http://marinheirosdeprimeiraconstrucao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Elaine, obrigada pela visita!
    Estou ansiosa, dia 10/01 é a primeira vistoria da caixa.
    Não vejo a hora de ver minha casinha pronta!
    Eu sou de Sorocaba, São Paulo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Fernanda!! Vim fazer uma visita a você!!! Adorei o seu projeto, coloca a planta baixa para nós!! Eu optei em construir com recurso próprio, mais vai dinheiro, rsrs, depois me arrependi de não ter feito o financiamento, rsrs, mais agora vamos ver até onde chegamos.
    Moro próximo a você sou de Piedade
    bjs e que venha 2016!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, muito obrigada pela visita.
      Estamos bem próximas entaum!
      Já te adicionei como vizinha para acompanhar sua obra e trocarmos informações/experiências.
      Quanto ao financiamento, até onde sei, mesmo que você já tenha começado a obra você ainda pode financiar o restante da construção com a caixa.
      Acho que vale a pena você procurar um agente da caixa e verificar esta possibilidade, talvez seja uma opção.
      Você também pode fazer o construcard para financiar a compra de material.


      bjs e boa sorte para nós!

      Excluir
  4. Ei, Ana! Estou acompanhando o blog! Poderia me contar como está sendo seu processo de financiamento da CEF até agora? Como foi até assinar o contrato? Bjo bjo

    ResponderExcluir
  5. Ei,Fernanda! Estou acompanhando o blog! Poderia me contar como está sendo seu processo de financiamento da CEF até agora? Como foi até assinar o contrato? Bjo bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi, obrigada pela visita.
      O processo está sendo bem tranquilo.
      Depois que entregamos toda a documentação solicitada pela caixa demorou ± uns 15 dias e fomos chamados para assinar o contrato.
      Eu abri uma conta na caixa para os juros do financiamento ficarem mais baixos.
      Após a assinatura do contrato tivemos a primeira vistoria e após a aprovação do laudo feito o dinheiro da primeira parcela foi liberado.
      Até o momento não tivemos problemas, já foram feitas 4 vistorias em nossa obra ( o engenheiro vai 1 vez no mês) e todas foram aprovadas.
      Vc já está providenciando a papelada?
      Se tiver alguma dúvida, pode perguntar.

      Bjs

      Excluir